Tem muito tempo, mas eis que vos trago mais uma matéria de muita (in)utilidade pública.
Desta vez eu trago um tema sobre os games "Beat-ups".
Iniciou seu legado em meados dos 8 bits mas só se popularizou mesmo a partir dos 16 bits com games para o snes e mega drive...
A começar pelo nome "Beat Up" que traduzido em miúdos quer dizer algo como: Espancar.
O que?! Não sacou?!
E se eu usar o termo: "Andar e dar porrada nos inimigos". Melhorou?!
E se eu citar exemplos como: Street of rage, Final Fight, Golden Axe,Tartarugas ninjas, Brawl Brothers, Beat Down, Doble Dragoon... ficou mais fácil?
Pois é exatamente deste estilo de games que eu vou falar.
Reuni nesta matéria com os maiores clichês mais encontrados nestes games que nos enchem os olhos e nossos dedos de calos de tanto apertar soco e chute.
Enredo: Para começar que tal enredo, sempre vemos uma gangue querendo conquistar a cidade, inimigos que raptam parentes e amigos ou a doce e pura vingança.
Daí você começa o jogo e...:
Sempre tem personagens com atributos diferentes para escolher: Personagens variados para todos os gostos de jogadores. Sempre tem um mais forte, uma mediano e um fraco (geralmente mulher).
O personagem mais forte e corpulento nem sempre é o melhor: Por incrível que pareça sempre que temos um personagem robusto e fortão podemos desconfiar, afinal no mundo dos games a regra é clara: Se é fortão tem que ser lento para equilibrar o jogo! Mas na vida real vai desafiar um cara bombadão pensando que pode ser mais ágil que ele.
Sempre tem um gordo chato! Fala sério! Sempre tem um gordo nestes games fazendo gordisses e pra variar, enchem o saco. Eles podem te segurar, dão cabeçada, vão rolando, caem em cima e até cospem fogo, tudo para atrapalhar ainda mais a vida do herói. E pelo que se pode perceber esta esférica criatura sempre aparece em um game neste estilo.
Sempre tem um faqueiro: ô raça... Tanto os gordos quanto estes faqueiros estão em quase todo jogo beat up. Sempre se esquivando e te acertando quando você parte para cima dos demais inimigos. E quer combinação pior que: Chefe + faqueiro?
Todas as minas se vestem como
Sempre dê espaço para o chefe depois que ele é derrubado: Pode reparar, sempre que você derruba o chefe e logo em seguida você já parte para cima dele, o chefe já te derruba. A regra é clara: sempre que derrubar um chefe, dê um espaço para ele se movimentar ou atacar, só depois você pode ataca-lo com 80% das chances de acerto.
Armas ajudam muito, mas nada melhor que dar porrada: nada como pedaços de canos, madeiras, armas brancas e até mesmo armas de fogo para te ajudar contra aqueles inimigos mais chatos, porém mesmo que você as tenha, sua chance de acerto diminui e você ficará um pouco mais lerdo nas reações, por isso... Punhos: as armas mais letais nestes games.
Sempre podemos contar com um golpe poderoso mas que custará sua vida! Na maioria dos games os personagens poderiam desferir golpes extremamentes poderosos, porém sempre que acionados, por mais imbatível que pareça estes ataques sempre lhe custavam uns pontos de vida. Tornando isso uma faca de dois gumes, fazendo jogadores mais espertos utilizarem tal recurso somente quando necessário.
Alguns games queria fazer diferente e criaram golpes que custavam certos pontos mágicos (magias do Golden Axe) ou ataques que poderiam ser utilizados apenas uma vez por fase (carro de polícia do Street Of Rage).
o 1° chefe é o mais fraco de todos: É... a verdade é essa, o 1° chefe é muito fraco e seus ataques muito previsíveis, não há muito o que falar.
Fase que repetem os chefes: Uma coisa que sempre acontecem nestes games é que: sempre que os chefes derrotados aparecem novamente é por que uma coisa vai acontecer, ou você está caminhando para a ultima fase do jogo ou o que vier vai ser 10x pior. Por isso quando este evento acontecer se prepare para o pior.
Socar seu amigo também conta: Uma coisa também interessante que se pode observar neste estilo de game é que em muitos deles pode-se acertar seu companheiro (sendo ele jogador ou não). Quando isso rolar (acidentalmente ou não) duas coisas podem acontecer (quando for jogador) : Seu companheiro vai querer descontar em você, ele vai pegar o power up que você tanto precisa, ou vai deixar de te ajudar.
Ou seja: foi lançada a sementinha da discórdia!
Enfrentar 2 chefes: E por último mas, não menos importante, temos o caso de jogos que apresentam dois chefes ao mesmo tempo para se derrotar. Cara! Isso é muita covardia!
Existem games inclusive que quando você está jogando com um amigo, o game lança um chefe para cada um. Isso é muita sujeira!
Bom pessoal, no mais é isso.
Utilizei como fonte para elaborar esta matéria jogos como:
- Final Fight (Snes)
- Street of Rage (mega)
- Golden Axes (Mega)
- Cadilacs And Dinosaurs (Arcade)
- Shinobi (ps2)
- Final Fight Street Wise (Ps2)
- Tartarugas Ninjas 4 - (Snes)
- God of War I e II - (Ps2)
- Castlevania - Siphony night
- The boncer
- entre outros...
Espero que tenham gostado desta matéria e se souberem de outros clichês também vistos em games neste estilo não deixem de comentar.
até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário